“POR QUE O TODO-PODEROSO NÃO MARCA AS DATAS DE JULGAMENTO? POR QUE AQUELES QUE O CONHECEM NÃO CHEGAM A VÊ-LAS?” Jó 24.1.

“POR QUE O TODO-PODEROSO NÃO MARCA AS DATAS DE JULGAMENTO? POR QUE AQUELES QUE O CONHECEM NÃO CHEGAM A VÊ-LAS?” Jó 24.1.

Em muitas situações desagradáveis as pessoas se perguntam: “Por que isso aconteceu?” “Se Deus é tão bom, por que permitiu esta tragédia? “Por que pessoas ruins prosperam?” Outras até perguntam como está no verso em destaque: “Por que Deus não marca uma data de julgamento para acabar logo com tanta maldade?” O próprio profeta Jeremias questiona Deus quando percebe que o povo lhe desobedece e pratica todo tipo de maldade.

Porém, primeiramente ele reconhece que Deus é justo (v 1). A partir desse reconhecimento começa a falar com Deus de forma muito íntima. É como se dissesse: “Olha, Deus, o negócio é o seguinte: preciso conversar algumas coisas contigo que dizem respeito à tua justiça, porque tem muita coisa ruim acontecendo por aí e parece que não te importas com nada.” Na sequência, Jeremias formula uma série de perguntas como as relacionadas acima. Parece até que são as perguntas dos nossos dias. No entanto, o profeta não está tentando encontrar erros ou falhas em Deus; apenas não consegue entender a relação entre injustiça e prosperidade. No verso dois, ele deixa claro que o povo usa o nome de Deus injustamente. O que acontece é que Deus não responde diretamente às dúvidas de Jeremias, mas lhe pede que tenha ânimo, pois poderá enfrentar coisas ainda piores (veja o v 5) porque a terra toda sofre as consequências do pecado humano.

A conversa de Jeremias com Deus mostra que podemos chegar a Deus com nossos questionamentos. Penso que Deus até gosta de fazer um jogo de perguntas e respostas. A justiça de Deus nos anima a levar nossas dúvidas e perguntas a ele para obter uma resposta justa. Toda vez que você tiver alguma dúvida, não fique com ela, mas pergunte a Deus.

Deus não é para ser entendido, mas adorado.

/ Evangelização

Compartilhe este Post

Sobre o Autor

Comentários (1)

  1. maquina de inicios curso :

    Estou acompanhando seu site a um bom tempo. Adoro seu site. Obrigado e te desejo muito sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *