Colégio Presbiteriano de Guarulhos

Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica do Colégio

O Colégio Presbiteriano visa o crescimento global do aluno, seja no aspecto afetivo, social, cognitivo e no processo de construção de aprendizagem.

Constitui uma forma de educar, na qual o aluno é o centro do processo, na medida em que sua experiência vivida, suas necessidades e maneira individual de conhecer o mundo são consideradas na organização do projeto educacional.Nesta visão de educação, o aluno aprende a aprender, de forma significativa, dinâmica, flexível, partindo do que conhece, ampliando seus conhecimentos dentro das possibilidades históricas e sociais.

Oferecer uma educação fundamentada na fé cristã reformada, baseada no crescimento psicológico, cognitivo, emocional, estético religioso e social através da interação com as famílias e a comunidade, visando à cooperação, e à autonomia, ao saber e à felicidade, propiciando vivências, experiências e conhecimento que exigem criatividade, construção, abertura e desejo de crescimento. Procura educar cidadãos conscientes e capazes de exercer lideranças de grupos sociais, sempre fundamentados em soluções éticas criativas e democráticas.

Colégio Presbiteriano de Guarulhos
Colégio Presbiteriano de Guarulhos

Educação Infantil

  • Se baseia na concepção sócio-construtivista da aprendizagem;
  • Valoriza o conhecimento prévio do aluno;
  • Linguagem simbólica e o jogo como instrumento mediador;
  • Trabalha função social da leitura e escrita, oferecendo ambiente rico em estímulos;
  • Desenvolve raciocínio lógico-matemático, desafiando os alunos a construírem soluções para situações-problema, tendo em vista o nível das operações mentais;
  • Desenvolve eixos temáticos a partir do estudo da história, relacionando passado, presente e futuro;
  • Estimula a postura investigativa e a pesquisa científica;
  • Oficinas de atualidades, inserindo o aluno em seu contexto;
  • Programa de história da arte que permeia todas as áreas do conhecimento;
  • Programas de coordenação viso-motora, formação de hábitos e Projetos Didáticos, sistematicamente;
  • Ambiente rico em estímulos sócio-afetivos;
  • Aulas de Recreação, Música,  Informática Aplicada (Alfabetização) e Educação Cristã semanalmente.

Ensino Fundamental

Com duração de 9 (nove) anos, dá continuidade ao trabalho desenvolvido na Educação Infantil, investindo na construção interativa do conhecimento.

  • Baseia-se na concepção sócio-interacionista de aprendizagem;
  • Trabalho em grupo na resolução de problemas e como instrumento mediador da aprendizagem;
  • Valoriza o conhecimento prévio do aluno;
  • Privilegia o domínio da língua falada e escrita;
  • Promove o desenvolvimento da reflexão matemática;
  • Desenvolve os princípios da explicação científica;
  • Propõe a organização dos fatos no espaço e no tempo;
  • Programa de Educação para o Pensar;
  • Pesquisa e a ampliação da visão de mundo, a partir do estudo de autores e obras   que contam nossa história;
  • Oficinas de atualidades, inserindo o aluno em seu contexto;
  • Investe no desenvolvimento de habilidades artísticas;
  • Promove a prática esportiva dentro de um contexto psicomotor;
  • Contato com uma segunda e terceira língua (Inglês e Espanhol);
  • Contato com novas tecnologias;
  • Vivência de valores cristãos;
  • Eventos de cunho cultural, cívico e religioso;
Colégio Presbiteriano de Guarulhos

Ensino Médio

O Ensino Médio desenvolve um currículo rico em estímulos, capaz de atender os desafios do mundo contemporâneo.

  • Consolida e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos;
  • Adquire condições de preparação básica para o trabalho e de desenvolver a cidadania do aluno, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
  • Compreende os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, em cada área;
  • Garante a aquisição de competências, habilidades e atitudes mediante ações didático-pedagógicas presenciais e não presenciais, que garantam aprendizagem e ensino com qualidade;
  • Estimula a iniciativa dos alunos na construção de seu conhecimento;
  • Concebe a escola como um espaço de convivência, ideal na preparação para o trabalho, na busca de competências, para o exercício da cidadania e para a promoção de valores éticos imprescindíveis no convívio social;
  • Prepara o aluno para as relações de trabalho através da parte diversificada do currículo;
  • Dá continuidade ao programa de leitura e produção de textos;
  • Promove a proximidade com o saber científico;
  • Incentiva uma postura crítica frente aos fatos que contam nossa história;
  • Oferece aulas de Inglês e Espanhol;
  • Incentiva a postura ética e o envolvimento com conhecimentos sociológicos necessários na preparação para a cidadania;
  • Oferece Orientação Cristã a partir da vivência cotidiana do aluno;
  • “O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”. Provérbios 16:9