Proposta Pedagógica

O COLÉGIO PRESBITERIANO visa o crescimento global do aluno, seja no aspecto afetivo, social, cognitivo e no processo de construção de aprendizagem.

Constitui uma forma de educar, na qual o aluno é o centro do processo, na medida em que sua experiência vivida, suas necessidades e maneira individual de conhecer o mundo são consideradas na organização do projeto educacional.Nesta visão de educação, o aluno aprende a aprender, de forma significativa, dinâmica, flexível, partindo do que conhece, ampliando seus conhecimentos dentro das possibilidades históricas e sociais.

Oferecer uma educação fundamentada na fé cristã reformada, baseada no crescimento psicológico, cognitivo, emocional, estético religioso e social através da interação com as famílias e a comunidade, visando à cooperação, e à autonomia, ao saber e à felicidade, propiciando vivências, experiências e conhecimento que exigem criatividade, construção, abertura e desejo de crescimento. Procura educar cidadãos conscientes e capazes de exercer lideranças de grupos sociais, sempre fundamentados em soluções éticas criativas e democráticas.

EDUCAÇÃO INFANTIL

·        Se baseia na concepção sócio-construtivista da aprendizagem;

·        Valoriza o conhecimento prévio do aluno;

·        Utiliza a linguagem simbólica e o jogo como instrumento mediador;

·        Trabalha a função social da leitura e escrita, oferecendo um ambiente rico em estímulos;

·        Desenvolve o raciocínio lógico-matemático, desafiando os alunos a construírem soluções para situações-problema, tendo em vista o nível das operações mentais;

·        Desenvolve seus eixos temáticos a partir do estudo da história, relacionando passado, presente e futuro;

·        Estimula a postura investigativa e a pesquisa científica;

·        Realiza oficinas de atualidades, inserindo o aluno em seu contexto;

·        Propõe um programa de história da arte que permeia todas as áreas do conhecimento;

·        Propõe os programas de coordenação viso-motora, formação de hábitos e Projetos Didáticos, sistematicamente;

·        Propicia um ambiente rico em estímulos sócio-afetivos;

·        Oferece semanalmente aulas de Recreação, Música,  Informática Aplicada (Alfabetização) e Educação Cristã.

ENSINO FUNDAMENTAL

O Ensino Fundamental com duração de 9 (nove) anos dá continuidade ao trabalho desenvolvido na Educação Infantil, investindo na construção interativa do conhecimento.

·        Baseia-se na concepção sócio-interacionista de aprendizagem;

·        Utiliza o trabalho em grupo na resolução de problemas e como instrumento mediador da aprendizagem;

·        Valoriza o conhecimento prévio do aluno;

·        Privilegia o domínio da língua falada e escrita;

·        Promove o desenvolvimento da reflexão matemática;

·        Desenvolve os princípios da explicação científica;

·        Propõe a organização dos fatos no espaço e no tempo;

·        Realiza  um programa de Educação para o Pensar;

·        Estimula a pesquisa e a ampliação da visão de mundo, a partir do estudo de autores e obras   que contam nossa história;

·        Realiza oficinas de atualidades, inserindo o aluno em seu contexto;

·        Investe no desenvolvimento de habilidades artísticas;

·        Promove a prática esportiva dentro de um contexto psicomotor;

·        Oferece o contato com uma segunda e terceira língua (Inglês e Espanhol);

·        Oportuniza o contato com novas tecnologias;

·        Valoriza a vivência de valores cristãos;

·        Realiza eventos de cunho cultural, cívico e religioso;

ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio desenvolve um currículo rico em estímulos, capaz de atender os desafios do mundo contemporâneo.

·        Consolida e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos;

·        Adquire condições de preparação básica para o trabalho e de desenvolver a cidadania do aluno, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

·        Compreende os fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, em cada área;

·        Garante a aquisição de competências, habilidades e atitudes mediante ações didático-pedagógicas presenciais e não presenciais, que garantam aprendizagem e ensino com qualidade;

·        Estimula a iniciativa dos alunos na construção de seu conhecimento;

·        Concebe a escola como um espaço de convivência, ideal na preparação para o trabalho, na busca de competências, para o exercício da cidadania e para a promoção de valores éticos imprescindíveis no convívio social;

·        Prepara o aluno para as relações de trabalho através da parte diversificada do currículo;

·        Dá continuidade ao programa de leitura e produção de textos;

·        Promove a proximidade com o saber científico;

·        Incentiva uma postura crítica frente aos fatos que contam nossa história;

·        Oferece aulas de Inglês e Espanhol;

·        Incentiva a postura ética e o envolvimento com conhecimentos sociológicos necessários na preparação para a cidadania;

·        Oferece Orientação Cristã a partir da vivência cotidiana do aluno;

 “O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”. Provérbios 16:9