Nosso Mascote

O Justo tem característica de lobo

Gn.49.27 – Benjamim é um lobo que despedaça; pela manhã comerá a presa, e à tarde repartirá o despojo.
A benção do patriarca Jacó sobre seu filho benjamim, mostra também a valorização de Deus sobre aquilo que ele criou. Sei que no meio evangélico, chamar alguém de lobo é ofendê-lo, mas esse animal criado por Deus tem muitas características desejáveis e valorosas que podem ser aplicadas na vida de um batalhador que deseja vencer na vida. Isso foi visto pelo próprio Deus e decretado por Jacó na vida de benjamim e sua tribo.

Vamos falar um pouco sobre esse animal.
Espécies de lobos: Lobos cinzentos, lobos vermelhos, lobos da Etiópia, são as únicas três espécies classificadas como lobos. Os demais lobos pertencem a subespécies.
 
Classificação científica:
Família – Canídeos
Ordem – Carnívoros
Classificado como Canis lupus

Vamos às características deste animal:
O lobo é um animal que tem uma forma de caçar diferente dos outros animais, o mesmo caça por resistência, e não por espreita, portanto destaca-se nesse animal a resistência, com a qual ele caça o inimigo e a presa, adquirindo a sua refeição e a vitória. “Não é a força, mas a perseverança que realiza grandes coisas.” (S.Jonhson). “Nunca podemos desanimar diante das lutas.” Luc.18.1. Se confiarmos em Deus e enfrentarmos as batalhas chegaremos lá com a vitória nas mãos. Lobo é resistente!
Lobo tem patas apropriadas para qualquer terreno, ele tem cinco dedos nas patas dianteira e quatro nas patas traseiras; isso o favorece subir em montanhas rochosas e alcançar picos elevadíssimos, superando qualquer dificuldade que esse terreno possa lhe aplicar. Ele consegue andar no deserto sem queimar as patas; consegue andar em terreno escorregadio sem cair; consegue andar no gelo por mais fina que a camada seja, pois ele é Digitígrado, é aquele que anda sobre os dedos, porque sabe distribuir seu peso sobre as patas. Existe uma fina camada de pele separando cada dedo, permitindo a esse animal se deslocar sobre a neve com mais facilidade. Para um filho de Deus não existe terreno que ele não possa andar, as barreiras, os desertos e tudo quanto o inimigo queira colocar, será com certeza superado, porque “aquele que é guiado por Deus não fica para trás.” Ro.8.37. “Nós temos a habilidade do Espírito e a segurança de Deus para todo terreno.” Jos.1.9. Lobo é bicho pra qualquer chão!

Lobo tem Glândulas odoríferas localizadas entre os dedos que deixam um rastro, um demarcador químico por onde ele passa, ajudando-o a caminhar de forma eficaz por grandes extensões, ao mesmo tempo que mantem os outros lobos informados da sua localização. Isso serve para sua identificação de lobo por onde quer que passe. Os crentes também tem uma forte essência chamada de Espírito Santo. Por onde ele passa deixa o seu cheiro, facilitando a identificação de quem passou por ali. Se no lobo é exalado pelas glândulas, no crente é exalado pelos frutos. Mt.7.16. Aleluia. Lobo é marcante!

Lobo tem ouvido aguçado, ele consegue ouvir uma folha cair a trezentos metros de distância, com essa característica ele pode descansar tranquilo, ou se precaver de qualquer perigo iminente. “O bom ouvinte aprende mais, julga melhor, e responde bem.” Tg.1.19. Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir e tardio para falar. Acredito que o lobo sabe identificar cada barulho, isso mostra que ele não é um mau ouvinte, assim é o crente verdadeiro, ele não é um ouvinte esquecido, mas, sim um guardador da palavra. Tg.1.25, Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Ô glória. Lobo ouvi bem!

Lobo tem ótima visão noturna é a mais aguçada da família dos canídeos, ele vê a presa ou o inimigo até mesmo no escuro, proporcionando-lhe um ataque repentino e certeiro sobre o seu alvo. Deus tem dado aos seus filhos ótima visão, por mais difícil que seja a situação eles não serão enganados, mas verão o inimigo e saberão atacar na hora exata 1 Co.2.15, Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Lobo tem visão!

Lobo tem olfato super apurado, foi constatado que um bando de lobos conseguiu detectar um alce americano com o seus filhotes a mais de 2,5 km e pode detectar a 5 km de distância. O bom olfato desse animal o favorece na sua alimentação, levando o animal a fazer juízo antes de chegar ao o alimento, se o alimento é desejável ele descobre mesmo estando a quilômetros de distância. O crente que tem o Espírito de Deus, conseguirá com certeza fazer juízo de tudo que é posto em sua frente como alimento. “Certa vez eu estava em um culto quando o pregador chamou todos à frente, e disse: Eu quero que todos pensem nas pessoas que estão em casa com uma doença, ou com qualquer opressão, pois vou agora ordenar que esse mau venha sobre cada corpo neste momento, muitos cairão, e sentirão o mau que está na vida da pessoa afetada, se for vício de álcool, vão sentir o gosto de cachaça na boca, e assim por diante, e depois estarei orando por cada manifestado e Deus estará operando a libertação. Senti no momento que aquele alimento não era desejável! Pois cheirava a “gambar”! Ele começou a orar e vi alguns irmãos com manifestações estranhas, então comecei a repreender o mau não permitindo que viesse em meu corpo, pois aprendi que Deus pode operar em qualquer lugar sem precisar que demônio se manifeste em seus filhos”. Nunca vi na palavra de Deus que um salvo, purificado, templo do Espírito Santo teve que deixar um demônio se manifestar em seu corpo para outro ser liberto. Ainda que seja por um segundo, não podemos permitir um infortúnio desse. Convidar os não crentes pra fazer isso, menos mal, mas aos crentes não há respaldo Bíblico para isso. Participar de experiências espirituais sem orientação da palavra de Deus pode trazer problemas seríssimos à vida do participante.

O sentido olfativo do lobo o ajuda a fazer a escolha correta na hora de se alimentar. Assim é com todos que têm compromisso com Deus, “sua palavra é o nosso sentido olfativo detector.” Sal. 119.11.

Bendito seja o nome do Senhor! Lobo tem um faro apurado e não se engana.

Lobo tem um pelo que não mancha, volumoso e repartido em duas camadas, a primeira camada é constituída por pelos resistentes que repelem a água e sujeira, a segunda camada forma uma pelugem mais densa e isolante. Isso significa que lama poeira ou qualquer tipo de sujeira não fica grudado nesse animal. Ele pode até ser atingido, mas não permanecerá carregando nenhuma substância inadequada em seu corpo, mesmo sacode a sujeira e segue em frente completamente limpo. Em tempo de frio e muitas chuvas sua natureza suporta tudo, pois como já foi dito tem uma pelugem densa e isolante. A Bíblia diz que “a verdade e a justiça de Deus são a nossa proteção.” Efe.6.14, e como filhos de Deus que somos, temos naturalmente essa proteção, portanto “somos limpos de toda lama e sujeira (pecado) pela verdade e pela justiça.” Jo.8.32, com ela podemos lançar fora qualquer sujeira (pecado) que eventualmente vier sobre nós. Somos cobertos pela verdade e pela justiça para mantermos uma vida limpa, não devemos conviver com manchas e sujeira (pecado) sabendo que podemos nos livrar dela. 2º Cor.7.1. Ora amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundice da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. Lobo anda limpo!

Lobo pode cobrir ou marcar uma área de 200km de território. O mesmo tem capacidade de correr 65 km/h e manter uma velocidade de 13km/h em longa distância, facilitando assim percorrer seu território. Isso indica grandeza na sua escolha de posse, quem escolhe andar com Cristo mostra que realmente tem uma visão de grandeza como os lobos. A palavra diz que temos uma terra imensa para herdarmos, esta que moramos, não se compara com a que vamos morar e “Jesus é o caminho dessa grandeza.” Ro.8.17. Marcamos essa terra com a nossa vida em sacrifício a Cristo e à sua palavra. Lobo tem grandeza no seu habitat!

Lobo tem saliva curativa, a saliva dos lobos ajuda a reduzir a infecção bacteriana em feridas e a acelerar a regeneração dos tecidos, ou seja, ele tem a capacidade de se curar apenas lambendo o seu ferimento. Para nós que somos filhos de Deus, foi dada a palavra, ela é o remédio capaz de curar qualquer doença e ferimento, tanto em nós, como naquele em que aplicarmos. Podemos ver agora a importância de estudarmos a palavra de Deus, pois assim como o lobo se cura com sua própria saliva, nós nos curamos com a palavra que nos foi dada, Isso é, se realmente tivermos a palavra… meu irmão ame a palavra de Deus, não deixe de ir aos cultos. Lobo tem remédio na boca!

Conclusão, se Deus abençoou o filho de sua herança com as características positivas que o lobo tem, Chamando-o… Benjamim é lobo que despedaça,
podemos então como filhos de Deus e descendentes de Abrão e Jacó, pela fé, assumirmos esta benção e sermos mais que vencedores para glória daquele que nos amou.