Normas Internas

  COLÉGIO PRESBITERIANO DE GUARULHOS

EDUCAÇÃO INFANTIL – ENSINO FUNDAMENTAL – ENSINO MÉDIO

EDUCANDO COM AMOR

Normas Internas dos Alunos

PONTUALIDADE

Manhã

As aulas do período matutino são ministradas das 7:30 até às 12:25 hs. O portão de entrada do colégio permanecerá aberto até às 7:30 hs.

Após esse horário, somente entrará o aluno que apresentar autorização por escrito pelo responsável.

Tarde

As aulas do período vespertino são ministradas das 13:00 até às 17:50 hs. O portão de entrada do colégio permanecerá aberto até às 13:00 hs. Após esse horário, somente entrará o aluno que apresentar autorização por escrito pelo responsável.

Após o intervalo, quando tocar o sinal, o aluno que não se dirigir a sua sala de aula será encaminhado à direção.

É importante ressaltar que não há intervalo entre as aulas; o sinal indica apenas a troca de professores, devendo o aluno permanecer em sua sala de aula, evitando aglomerações nos corredores.

FREQUENCIA

O controle de freqüência às aulas é feito diariamente através do diário de classe dos professores.

Os pais que desejarem informações a respeito da freqüência dos filhos deverão entrar em contato com a direção.

É fundamental ao bom acompanhamento dos estudos que o aluno participe de todas as atividades propostas no dia. Se houver extrema necessidade de se ausentar durante o período de aulas, a solicitação deverá ser feita antecipadamente por escrito pelos responsáveis à direção, com telefone para confirmação.

DISCIPLINA

Disciplina é a ordem necessária ao funcionamento regular e bem sucedido de uma organização. Sem ela, não é possível alcançar o ensino sério que o Colégio Presbiteriano oferece. O colégio dá ênfase a essa questão, registrando as ocorrências disciplinares e comunicando-as à família, que será chamada quando o aluno não for capaz de responder por suas atitudes.

Para um perfeito convívio escolar, é exigido do aluno:

1. Manter, em sala de aula, conduta compatível com a disciplina e a boa ordem de ensino.

2. Manter-se atento às aulas, acompanhando-as e participando das atividades propostas pelo professor.

3. Colaborar na conservação do prédio, do mobiliário escolar e de todo o material de uso coletivo. Quando causar danos materiais ao Colégio, aos colegas, aos professores ou aos funcionários, deverá indenizar pelos prejuízos causados.

4. Tratar colegas, professores e funcionários do colégio com respeito.

5. Permanecer na sala de aula durante a troca de professores.

6. Usar de honestidade e seriedade em todos os atos escolares.

7. Dirigir-se à Direção quando excluído da sala de aula.

8. Comparecer, pontualmente, às aulas e demais atividades propostas.

9. Deixar o aparelho de telefonia celular e outros objetos de valor em casa. Caso traga-os para o colégio, responsabilizar-se integralmente por eles, comprometendo-se, inclusive, a desligar o celular antes do início das aulas do dia.

Consideramos falta grave, cabível de medida disciplinar:

1. Falsificar assinatura de seu responsável legal.

2. Formar grupos com o objetivo de promover algazarra ou distúrbios nas dependências e nas imediações do colégio.

3. Negar-se entrar no colégio em tempo de assistir às aulas do dia.

4. Ausentar-se das aulas sem autorização.

5. Fumar no Colégio e em suas imediações.

6. Portar bebida alcoólica dentro do colégio, em suas imediações ou em qualquer atividade promovida pelo mesmo, ainda que não realizada em suas instalações.

7. Promover, sem autorização da Direção, coletas e subscrições dentro ou fora do Colégio.

8. Realizar qualquer tipo de comércio dentro do Colégio sem autorização expressa da Direção.

9. Participar de movimentos de hostilidade ou desprestígio ao colégio e a tudo que a ele se refira.

10. Utilizar materiais que não sejam compatíveis com as atividades do colégio, como MP3 players e equivalentes, baralhos, jogos, revistas e telefones celulares.

11. Brigar ou agredir colegas ou funcionários, bem como incentivar atitudes dessa natureza dentro ou fora do estabelecimento.

12. Usar uniforme e adereços de torcidas organizadas, de clube e de times de futebol.

13. Negar-se a utilizar o uniforme completo.

14. Tumultuar as aulas.

15. Gritar na escola, atrapalhando a concentração dos demais alunos.

Em caso de indisciplina durante a aula, o aluno será excluído da sala pelo professor ou, durante as trocas dos mesmos, pelos monitores. Em ambos os casos, o aluno será encaminhado à Direção.

Advertências e suspensões serão registradas e encaminhadas à família. A suspensão será cumprida na forma e no período determinado. Se a suspensão ocorrer em dias de provas normais, o aluno poderá realizá-las somente em caráter de 2ª chamada. No caso de o fato ocorrer em dias de provas de 2ª chamada, recuperação ou exame final, o aluno não terá outra oportunidade, sendo-lhe atribuída a nota.

UNIFORME

Para qualquer turno de atividade escolar exige-se o uso do uniforme completo, sendo este obrigatório e sem o qual o aluno será impedido de entrar no colégio. O aluno deverá identificar e valorizar o uniforme, não cortando mangas, golas, barras ou usando suas peças pelo avesso, rabiscadas ou desenhadas. Uma boa apresentação é indispensável e será exigida.

MATERIAL DE USO PESSOAL

Durante o ano letivo, o aluno receberá as apostilas por bimestre, conforme o Sistema de Ensino SAE.

A lista de material é uso pessoal, e deve ser providenciada pelo aluno. O material escolar é de inteira responsabilidade do mesmo. Deve, portanto, ser devidamente identificado.

Objetos de valor não devem ser trazidos para o colégio. O Colégio não se responsabilizará por extravios ou danos de aparelhos celulares, máquinas fotográficas, MP3, jogos e outros.

ATENDIMENTO AOS PAIS

Um dos grandes desafios do PRESBITERIANO é completar a educação que os alunos recebem em casa, ao mesmo tempo em que os prepara para enfrentar o mundo sem receios. Sabemos, também, reconhecer o valor da família na formação de nossos jovens, pois a educação não se restringe ao ambiente escolar. A direção entrará em contato com os pais ou o responsável sempre que necessário, por isso é importante manter atualizados o endereço e o número de telefone na secretaria do colégio.

O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA

Para o bom andamento das aulas e como boa prática de convívio é proibido o uso de telefones celulares, sob qualquer aspecto, durante os horários de aula. Caso esta norma não seja observada o professor solicitará o aparelho ao aluno e o entregará à Direção, devidamente identificado, onde ficará à disposição dos responsáveis do aluno.

Ressaltamos que tal proibição é amparada por legislação estadual em vigor (lei nº 12.730 de 11/10/2007, regulamentada pelo decreto nº 52.625, de 15/01/2008). Solicitamos aos responsáveis que oriente adequadamente seus filhos quanto ao assunto em questão.

TAREFAS DE CASA

As tarefas servem para fixar o conteúdo apresentado em classe, identificar dúvidas, desenvolver a responsabilidade, além de formar o hábito de estudo. Realizar as tarefas solicitadas pelo professor é, portanto, um dever que não pode ser esquecido.

Normalmente as tarefas são apresentadas diariamente de forma de exercícios, problemas, redações, pesquisas, entrevistas, livros indicados para a leitura ou estudo na própria apostila.

A ausência à aula não é motivo para deixar de fazer a tarefa de casa. Se a falta ocorrer no dia da apresentação da tarefa, o aluno deverá apresentá-la ao professor no dia seguinte, impreterivelmente. Caso a falta ocorra no dia em que o professor designou a tarefa, é responsabilidade do aluno informar- se sobre ela com os colegas ou pelo site do PRESBITERIANO, na seção “Tarefa de Casa”, onde poderá ser efetuado o controle das tarefas diárias de casa.

AVALIAÇÃO

A avaliação tem por finalidade acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem do aluno, bem como diagnosticar os resultados e atribuir-lhes valor. A avaliação do desempenho do aluno desenvolve-se concomitantemente ao trabalho escolar e tem por objetivo a verificação da aprendizagem do aproveitamento e do desenvolvimento do aluno.

Caso o aluno perca alguma prova deverá solicitar segunda chamada na secretaria do Colégio após o período de avaliação, quando será cobrado um valor por prova.

TRABALHOS

Não serão aceitos trabalhos atrasados. Todos os trabalhos deverão ter a identificação correta do aluno.

No caso de falta do aluno na data de realização ou de entrega dos trabalhos, estes deverão ser enviados pelos responsáveis.

PROMOÇÃO

Para fins de aprovação, o aluno deverá frequentar pelo menos 75% dos dias letivos e obter média 7,0 (sete) bimestral ou pontuação anual igual ou superior a 28 (vinte e oito) em cada disciplina.

Recuperação final O aluno que não alcançar pontuação anual igual ou superior a 28,0 (vinte e oito) em uma ou mais disciplinas realizará provas de recuperação final e trabalhos a serem aplicados no final do ano, conforme o calendário escolar.

Para aprovação após a recuperação final, o aluno deverá obter média igual ou superior a 7,0(sete) em cada disciplina em que submeter-se a tal processo. Não há segunda chamada para as provas de recuperação final.

Boletim de notas Ao final de cada bimestre, os pais receberão o boletim de notas com as médias e frequência e confirmará o recebimento, assinando o livro de comparecimento às reuniões de pais.

ATIVIDADE EXTRACLASSE

O Colégio Presbiteriano oferece diversas atividades vinculadas ao nosso processo pedagógico. A realização dessas atividades é comunicada antecipadamente por meio de informativo especial com a programação detalhada e os custos previstos.

Todas as atividades extraclasse somente serão realizadas se o aluno estiver com seu uniforme completo.