“[MEU PAI] ME ENSINAVA E ME DIZIA: “APEGUE-SE ÀS MINHAS PALAVRAS DE TODO CORAÇÃO; OBEDEÇA AOS MEUS MANDAMENTOS, E VOCÊ TERÁ VIDA” Provérbios 4.4.

“[MEU PAI] ME ENSINAVA E ME DIZIA: “APEGUE-SE ÀS MINHAS PALAVRAS DE TODO CORAÇÃO; OBEDEÇA AOS MEUS MANDAMENTOS, E VOCÊ TERÁ VIDA” Provérbios 4.4.

Se não fôssemos ensinados quanto ao que é bom, ético ou moral, cada um de nós desenvolveria aquilo que existe de pior dentro de si. Crianças precisam de limites, orientação e ensino. Recentemente um casal veio até a comunidade terapêutica onde trabalho para que seu filho usuário de drogas fosse acolhido para tratamento. O rapaz, já pai de três filhos, recusou atendimento e fugiu dali, deixando para trás os pais, a avó e seu próprio filho. Sua justificativa: um funcionário da casa não permitiu que fumasse seu último cigarro, mesmo já tendo fumado dois anteriormente. Os pais decepcionados contaram que este era o primeiro “não” que o filho ouvia, pois sempre tinham lhe dado tudo o que queria.

Ninguém é bom e faz o que é certo por natureza. Ao povo de Israel Deus falou da necessidade de ensinar seus mandamentos aos filhos com persistência. Era preciso conversar constantemente sobre as instruções recebidas do próprio Deus, caso contrário se afastariam dessas ordens e caminhariam por uma trilha de morte, e não de vida.

Salomão recorda-se de ter sido ensinado por seu pai, o rei Davi. E lembra-se dessa experiência com alegria. Felizmente também tive um pai que me instruiu no caminho de Deus desde a infância, algo que procuro imitar hoje com meus filhos.

Talvez você se recorde de instruções que recebeu e depois abandonou. Pode ser que seus pais tenham procurado lhe ensinar os mandamentos de Deus, mas você não deu ouvidos. Ainda é tempo de voltar-se para os ensinos de Deus e ter a vida protegida (cf. v 6). Deus deseja ser nosso Pai, e foi ao limite para ensinar seu amor: entregou seu único Filho para que possamos nos reconciliar com ele apesar da nossa rebeldia natural e ter a oportunidade de viver uma nova vida. Este é o momento, não o desperdice, achando que não precisa disso.

Aceitar a boa instrução de Deus e dos pais nos poupa de muita dor e sofrimento.

/ Evangelização

Compartilhe este Post

Sobre o Autor

Comentários

Ainda não tem comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *